Na faculdade, mais especificamente na cadeira de Processamento Digital de Imagem e Voz, era necessário a elaboração de um projeto que pudesse utilizar de conceitos demonstrados nas aulas. Surgiu, então, a idéia de Marcus Lira para criar um piano multitoque.
Inicialmente a idéia parecia complicada de ser alcançada em apenas um período. Alguns integrantes do grupo estariam concentrando forças no trabalho de conclusão de curso e todos tinham outras cadeiras a cumprir. Mas seguimos com esse projeto.
O que estávamos nos propondo a fazer não se tratava de algo novo e tinhamos direcionamento para seguir. Utilizamos, então, o CCV para fazer boa parte do nosso trabalho. Como iríamos usar o protocolo TUIO, procuramos uma implementação de cliente que pudesse atender nossas necessidades. E assim, selecionamos o MT4j para desenvolver a UI.
Para a reprodução do som do piano escolhemos utilizar o Minim 2.1.0 BETA.
O código da aplicação desenvolvida pode ser encontrado no repositório do Google code. E como resultado segue o primeiro vídeo. Não sou bom em tocar piano, então não tente encontrar uma melodia.
Como as coisas estavam meio bagunçadas nesse primeiro vídeo, foi feita uma nova versão. Nessa segunda versão do device, houve melhora na captação do toque devido a iluminação que entrava na caixa.
Mais informações, sobre como o projeto foi realizado, podem ser encontradas no relatório que escrevemos. E sim, o trabalho foi simples de ser executado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário