Para ajudar aqueles que estão iniciando na área de programação, uma pequena e breve explicação sobre estruturas condicionais simples e compostas (utilizando o comando SE).
Antes de tudo devemos perceber que o computador é, de certa forma, "cego". O que acontece é que o mesmo se comporta de acordo com o que programadores dizem que deve ser feito em cada situação, reconhecendo um conjunto limitado de instruções.
Para que este responda de acordo com as expectativas devem-se dar as instruções corretas. Sabe-se que os programas são executados de cima para baixo de forma sequencial. Mas em certos momentos será necessário modificar este curso de acordo com as decisões que devem ser tomadas. Isto poderá ser feito através de perguntas realizadas pelo comando SE (em inglês IF).
Existem três situações bem definidas dentro da programação, para o comando SE, que são: Estrutura Condicional Simples, Composta ou Encadeada.
Fluxograma
Uma breve explicação sobre fluxograma para logo em seguida dar continuidade ao foco principal do post.
Fluxograma “é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. Podemos entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. É uma das Sete Ferramentas da Qualidade. Muito utilizada em fábricas e indústrias para a organização de produtos e processos.” [
Agora, indo ao que interessa, pode-se obter o seguinte algoritmo a partir do fluxograma apresentado:
--DECLARE tomeiBanho, LÓGICO
--ler tomeiBanho;
--Se (tomeiBanho) então
----(andar de bicicleta, oba!)
--Fim-Se
Fim-Algoritmo
Repare que agora possui o comando senão
--DECLARE tomeiBanho, LÓGICO
--ler tomeiBanho;
--Se (tomeiBanho) então
----(andar de bicicleta, oba!)
--senão
----(ficar triste, pois mamãe não deixa andar de bicicleta sem tomar banho)
--Fim-Se
Fim-Algoritmo